Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2007

Chocolate...huumm

Existem poucos alimentos pelos quais as pessoas se sentem tão apaixonadas, uma paixão que vai alem do gosto pelo doce da maioria das guloseimas e sobremesas: afinal de contas, poucas pessoas imploram por caramelo ou pastilhas elásticas. Com o chocolate é bem diferente. Para os chocoólicos, basta pensar em chocolate para provocar uma reacção de prazer.Porquê o nome "Chocolate"?
Existe alguma confusão acerca da origem da palavra "chocolate". Muitos dicionários afirmam que tem origem Azteca, ou melhor, Nahuatl (a lingua dos Aztecas) na palavra "chocolatl". Michael Coe, Professor de Antropologia em Yale, e autor de "A Verdadeira História do Chocolate", apresenta uma visão diferente. Ele argumenta que a palavra "chocolatl" não aparece em nenhuma fonte referente à lingua Nahuatl nem à cultura Azteca.
Ignacio Davila Garibi, um destinto Filologista Mexicano, propôs a teoria de que os espanhóis inventaram a palavra "chocoatl" a partir das palavras Maias "chocol" e da palavra água, "haa", contudo o "haa" Maia foi substituido pelo sinónimo na lingua Nahuatl "atl", formando a palavra "chocolatl". Outra possibilidade é que o chocolate deriva do verbo Maia "chokola'j", que significa, beber chocolate em conjunto.

Efeitos nos animanis: Nos animais, o chocolate é considerado venenoso... Em certas quantidades, a teobromina encontrada no chocolate é venenosa a animais como cães, gatos, especialmente filhotes, cavalos, papagaios e hamsters. Alimentados com chocolate, estes animais não conseguem metabolizar a substância eficazmente, e esta permanece no seu sistema circulatório por quase 20 horas. Esses animais podem, devido ao consumo, ter convulsões, ataques cardíacos, hemorragia interna, e às vezes a morte. O tratamento médico deve fazer com que o animal vomite o chocolate dentro de duas horas depois de engolido, ou levá-lo a um veterinário. Um cão de 20 kg irá normalmente sentir dores de estômago depois de comer menos que 240 g de chocolate com leite, mas não irá necessariamente ter bradicardia ou taquicardia a não ser que ele coma pelo menos meio quilo de chocolate de leite. Se ele não expelir o chocolate do seu sistema por causa do açúcar ou da gordura, então ele terá 50% de chance de sobreviver depois de comer 5 quilos. Chocolate preto (com menos leite) tem aproximadamente 50% a mais de teobromina e por causa disso é mais perigoso aos cães.

Hoje sinto-me: Com sono...
Música d'hoje: Maria Mariya - Santana
*Tags*:
publicado por anabrinca9@sapo.pt às 17:14
link do post | Comenta: | favorito
1 comentário:
De Shanti a 15 de Fevereiro de 2007 às 21:49
já sabes..se um dia k me queiras oferecer chocolate p me pores alegre tem k ser chocolate branco..ai tão bommmmmmmmmmmmmmmmmm

Comentar post

Os meus gatitos

*Me*

*Pesquisa*

 

Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

*Posts Recentes*

Vamos fazer a Festa.....:...

Sócias!!!...lol

Pa ti miguita...

Pra vocês....:P

Dia d'hoje

América...

Chocolate...huumm

Mania das grandezas...

*Arquivos*

Dezembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

*Tags*

amizade(3)

animais em perigo...(3)

bom...(2)

caloira...(4)

carnaval...(1)

dia dos namorados...(2)

musica(1)

novidade....(1)

um novo dia...(1)

todas as tags

*Links*